Sábado, 25 de Julho de 2009
E apostas na cultura há?

 

 

 

 

Estamos a aproximármo-nos das Autárquicas 2009,  que decorrerão nos próximos meses. Aos poucos, começam a aparecer as primeiras propostas eleitorais e as listas dos vários partidos políticos que vão a votos.

 

 

Desta vez, irá decorrer uma campanha eleitoral a nível das Juntas de Freguesia e, mais tarde,  outra alusiva às Câmaras Municipais.

 

Do pouco que já pudemos ver e, dos esboços  de algumas  propostas eleitorais que já tivemos acesso, é de salientar a preocupação dos "nossos" políticos:

  • A nível do atendimento ao público por várias Câmaras Municipais;
  • No âmbito das obras públicas - pois promete-se uma maior aposta no desenvolvimento económico de vários municípios;
  • No sector da saúde e cuidados médicos;
  • Na extensão da desertificação das aldeias e municípios mais isolados; 

Ao analizarmos e vermos as várias propostas que são apresentadas, pelos vários partidos políticos, algumas pessoas (como é usual), irão votar no candidato que lhes "oferece" uma melhor lista de propostas, consoante o seu estilo de vida.

 

Já outros indivíduos, nem reparam tanto nas propostas apresentadas e, acabam por dar a sua preferência ao prtido político da sua eleição.   

 

Já que se irá eleger alguém que nos irá representar, assim como a freguesia onde pretencemos e o nosso Município, por que não preocuparmo-nos também em propor aos vários candidatos a aposta na cultura local, em actividades culturais e no desenvolvimento cultural da região?

 

Após uma pequena análise a nível do desenvolvimento e promoção da cultura local em várias regiões do pais, foi-nos possível constactar que pouco se tem feito e oferecido à população neste âmbito.

 

Vários são os autores a entenderem que a cultura faz parte de um povo e, tal como o mundo está em constante mudança, a nossa cultura também o está. Porque não oferecer mais actividades culturais e um maior desenvolvimento cultural ao meio onde estamos inseridos? se vários partidos políticos têm o objectivo de promover um maior desenvolvimento de uma dada localidade, então e a cultura não ajuda nesse desenvovimento?

 

Porque não incluir mais os jovens, os mais pequenos e os idosos nessas mesmas actividades realizadas? Se eles fazem parte da nossa sociedade não terão direito a acções direccionadas para eles?

 

Deixamos aqui algumas questões no "ar" e a nossa opinião.

 



publicado por Susana Francisco às 11:21
link do post | comentar | favorito
 O que é?

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds