Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009
Conversas entre pais na Livraria Arquivo - Leiria

aq_conversaspais_cartaz_web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tema é lançado e a partir daí a conversa começa a fluir: a palavra pode partir do técnico mas também de qualquer pai ou mãe, que esteja na plateia e que tenha algo que queria partilhar: uma questão, inquietação, experiência, o que for.

 


 

São as “Conversas entre Pais”, um ciclo de conversas promovido pela Clínica de Psicólogos João Lázaro e pela Livraria Arquivo, cuja sessão de apresentação é no dia 26 de Setembro, sábado, pelas 14h30, na Livraria Arquivo. O ciclo “Conversas entre Pais” irá decorrer sob a forma de sessões mensais já a partir de Outubro e ao longo de 2010.

A ideia, como explica João Lázaro, psicólogo clínico, é criar um espaço onde pais, educadores, professores e técnicos possam conversar sobre a formação e a educação das suas crianças e dos seus adolescentes. “Os desafios da contemporaneidade são cada vez mais complexos, o que leva muitos pais e educadores a sentirem-se menos aptos à difícil tarefa de educar. Este é um espaço onde se pretende que partilhem experiências, saberes, pensamentos e emoções para que se devolva a cada um a convicção do que é ser pai e/ou educador neste tempo que é o de hoje”, adianta.

Afinal os problemas de uns pais são, de uma forma ou outra, comuns aos de tantos outros pais. E embora desde já se vá avisando que não há receitas que se possam dar para aplicar a estas situações, a verdade é que há reflexões que feitas em conjunto poderão ser bastante úteis na procura das respostas que os pais anseiam para a sua árdua e apaixonante missão de educar.
 


Os temas, vários, vão desde “Pais desesperados...mundo desencontrados”, onde se abordam os novos modelos de organização familiar, a comunidade e novas redes de apoio social, a comunicação e os novos meios facilitadores da comunicação (ou não?!), a outros como os relacionados com as birras “Bate o pé no chão e faz uma canção... esperneia no ar, aprende a dançar “, onde se falará no auto controlo e resistência à frustração de pais e filhos e no “não”, os medos e ansiedades, em “Quem tem medo do lobo mau?...”, não esquecendo situações como o divórcio, a adopção, a família, a escola. Catarina Grosso, Joana de Sousa e João Lázaro são os psicólogos que vão mediar as diversas sessões.

Para conhecer os restantes temas e datas de cada conversa, consulte o programa, disponível em www.arquivolivraria.blogspot.com ou ao balcão da Livraria Arquivo, em Leiria.

A realização das Conversas entre Pais é uma parceria entre a João Lázaro Clínica de Psicologia e a Livraria Arquivo.

 

http://www.orelhas.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=100825&Itemid=75 

 



publicado por Susana Francisco às 10:54
link do post | comentar | favorito
 O que é?

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds