Sexta-feira, 5 de Março de 2010
A participação em ASC

É com muito entusiasmo que tenho verificado que se vai falando cada vez mais nos diversos destinatários, e nos diferentes publicos-alvo das acções de Animação.

 

A nível da Internet, destacamos a existência de diversos sites, revistas digitais, forúns e blogs a aboradar a temática e, por vezes a caracterizarem as diversas idades, conforme sejam adultos, idosos, crianças ou jovens.

 

 

É com o máximo de convicção e certeza que afirmo, que este meio de comunicação virtual, veio permitir o acesso e a troca de informação, também a este nível. É facultado o acesso, até ao que se faz no estrageiro (a nível de projectos de intervenção) com estas idades.

 

Um dia destes, ao consultar um forúm alusivo à terceira idade, verifiquei o seguinte:

 

O mesmo estava muito bem organizado e dividido por diversas categorias. Numa delas, alusiva às diversas actividades que se poderão realizar com os mais velhos, constavam diversos trabalhos realizados já com idosos e trocavam-se experiências.

 

É de salientar e de valorizar este tipo de atitude, que é trocar vivências e opiniões com pessoas que ja trabalharam e trabalham a velhice. Para além de se enriquecer o conhecimento de cada um acerca daquele tema, também se promove o diálogo e a partilha.

 

O meu descontentamento  veio quando reparei que algumas das actividades propostas em alguns sítios da internet, (não todas) eram desenvolvidas pelo Animador / Educador e os mais velhos ou as crianças pouco ou nada participavam na realização daquele trabalho manual.

 

Que me desculpem se estiver aqui a cometer um inquiveco, mas a animação e, esta é a minha perspectiva, não procura promover a participação dos outros? Não se deve de dar maior valor, por vezes, à forma como é feita que ao resultado final (se ficou o trabalho mais bonito  ou mais perfeito)?

 

E a autonomia do idoso e a criatividade como se promovem quando, em actividades de expressão plástica e outras, não é permitido ao idoso "dar asas à sua imaginação" e criar ele próprio a partir das orientações que lhe são dadas?

 

Deixo aqui este breve apontamento e queiram, por favor, deixar aqui a V. opinião.

 

 

 

 

 

 

 



publicado por Susana Francisco às 13:46
link do post | comentar | favorito
 O que é?

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds