Sábado, 23 de Fevereiro de 2008
A participação em ASC

Nos dias de hoje cada vez mais se pronuncia o termo: “participação”. Quando se está a realizar um projecto de intervenção, uma das suas finalidades é levar os seus destinatários a participar nas acções desenvolvidas (optando-se muitas vezes pela metodologia participativa).

Mas, afinal, o que é a participação em ASC? Entendemos que o vocábulo participar implica um direito que o indivíduo deve ter, de forma a poder deliberar se quer ou não tomar (ou fazer) parte de algo. A liberdade de poder expressar-se livremente segundo as suas convicções.

Acreditamos que durante a realização de uma intervenção, a pessoa a quem esta se dirige (destinatário), deve colaborar em todo o processo e tomar as suas próprias decisões.

Também somos da opinião de que o indivíduo deve de ser autónomo e associar-se e interessar-se sobre as acções desenvolvidas na sociedade em que vive. Desta forma, entendemos que é importante que cada um sinta que faz parte e que está integrado naquele meio e que está a contribuir para o seu próprio desenvolvimento.

No nosso parecer, a participação pode ser de três géneros: espontânea (quando a pessoa participa em algo por sua própria iniciativa), obrigatória (quando se é obrigado a participar) e sugerida (quando o Animador fomenta a participação num projecto ou actividade).



publicado por Susana Francisco às 15:36
link do post | comentar | favorito
 O que é?

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds