Terça-feira, 1 de Julho de 2008
Breves apontamentos referentes à formação em ASC e o Concelho de Ourém

Há cerca de 9 anos, surgiu o primeiro curso de ASC no concelho de Ourém (pertencente ao distrito de Santarém). Este é leccionado pelo ensino Profissional (dando equivalencia ao 12 ano).

 

Durante os 3 anos de formação, é  proporcionada a participação (aos futuros animadores) em  diversas acções dando-lhe uma visão global acerca desta profissão e das diversas actividades que se podem realizar.

 

No final do terceiro ano, são realizadas as Provas de Aptidão Profissional cujo objectivo é o  desenvolvimento, realização e apresentação de um projecto de intervenção. Durante a sua realização os alunos são estimulados a mostrarem aquilo que valem.

 

Após a conclusão da sua formação, estes ingressam no mercado de trabalho e, fazendo da Animação o seu lema de vida, são postos à prova, mostrando "aquilo que valem". Actualmente a ASC ainda é um pouco "desconhecida" nesta zona apesar dos diversos esforços feitos por algumas entidades (e por alguns animadores já formados), para que esta seja cada vez mais divulgada e posta em práctica.

 

É da nossa convicção que ainda se tem muito a fazer para que seja possível vencer algumas barreiras já ultrapassadas por vários colegas residentes noutras regiões do país. 

 

Entendemos que é fundamental a ajuda, cooperação e empenho de todos para que cada vez mais se possa contribuir para o bom desenvolvimento da ASC no concelho de Ourém.



publicado por Susana Francisco às 09:00
link do post | comentar | favorito
 O que é?

1 comentário:
De susana a 12 de Julho de 2008 às 20:58
Olá! O meu nome é susana, sou licenciada em ensino básico, mas o meu estágio profissional realizou-se numa ipss e na área da animação sócio-cultural. Não me considero uma pessoa ceptica, mas nem tudo é o que parece. Acompanhei, já por três vezes, estágios de escolas profissionais nesta área, e desculpem, mas quase que asseguro que estes alunos não estão minimamente preparados para a animação sócio-cultural. São vários os aspectos que falham, especialmente quando os estágios são como são. A sua preparação ao nível das didácticas é pauperrima, ao nível das actividades que realizam são infundadas e não vão ao encontro dos interesses das pessoas locais. O estudo, a observação e a intervenção são passos a seguir. Parece-me tudo feito em cima do joelho.
Muito mais tinha para dizer....

Susana Amaral


Comentar este post

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds