Quinta-feira, 19 de Março de 2009
As histórias e os mais pequenos

Desde que temos vindo a trabalhar com crianças, diversas são as actividades que lhes temos sugerido e que temos realizado, tendo por base as histórias infantis.

 

O objectivo é fomentar a imaginação que, para além de promover a entrada no mundo do "faz de conta", também trás diversos benefícios, a nível da criatividade e do gosto pelas histórias e pela leitura.

 

E como se podem trabalhar as histórias com os mais pequenos?

 

É de nossa convicção que depende muito das crianças com quem se está atrabalhar, o local onde elas se encontram e a sua faixa etária. entendemos que quanto mais adequada for a actividade ao público-alvo, melhores serão os resultados obtidos.

 

em crianças com idades entre os 3 e os 5 anos, temos orientado as actividades da seguinte forma:

  1. Audição de uma história - (esta pode ser contada pelo Animador ou estar em formato cd). Enquanto as crianças a vão escutando, temos vindo a acompanhá-la com várias imagens alusivas ao que se está a ouvir;
  2. Canção alusiva à história - as crianças depois de ouvirem o conto, cantam uma canção alusiva a este e, conversamos um bocadinho. Durante esta conversa abordamos:
  • A moral da história;
  • Alguns aspectos que caracterizam as várias personagens;
  • A parte da história que cada um gostou mais;

Durante este último momento, várias são as opiniões e os aspectos referidos pelas crianças.

 

No seu quotidiano, algumas das personagens das histórias entram nas brincadeiras e nos jogos que vão realizando livremente. No imaginário de cada criança, as personagens assumem os mais variados papeis e passam por diversas situações, desde o lobo mau a jogar à apanhada (e ser ele próprio a apanhar), o porquinho a ir às compras, enfim, as mais diversas situações.

 

Em jeito de sintese, as histórias e exploração de um conto infantil, permitem às crianças a experimentação de diversas possibilidades perante uma dada situação.Fomenta o gosto pela leitura e promove a troca de ideias entre elas. Cada criança cresce, vive, aprende e experimenta a brincar e a jogar, num mundo criado por ela. Este situa-se entre a fantasia e a realidade.

 



publicado por Susana Francisco às 19:05
link do post | comentar | favorito
 O que é?

ANIM´ARTE - revista de animação sociocultural
pesquisar
 
Papel e Funções do Animador Sociocultural
sitios a visitar
relógio
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

de onde nos visitam
quem nos visitou...

widget
Arquivo do blog
IBSN: Internet Blog Serial Number 5-10-198-1984
blogs SAPO
subscrever feeds