Sábado, 9 de Fevereiro de 2008
A avaliação em ASC

A avaliação é um dos aspectos a ter em conta quando se está a realizar um projecto de intervenção.

Segundo Ventosa, faltam meios, sugestões e algumas referências aplicadas (ou que se possam aplicar) na área da ASC. O mesmo autor defende que, por vezes, as avaliações efectuadas não têm o devido rigor, não são ordenadas e, são compostas por considerações que podem ser superficiais e vagas.  

Existem vários conceitos alusivos ao termo “avaliação”. Eles podem variar consoante a pessoa ou o grau de formação de quem a tenta definir. Todas as definições propostas fazem referência a vários aspectos, tais como o valor que se dá a algo (a valorização) e a sua qualidade.

O mesmo autor avança com a seguinte definição: “evaluar consiste en la recogida e interpretación sistemática de una información com vistas a emitir un juicio de valor que facilite la toma de decisiones de cara a la mejora de lo evaluado (programa, curso, actividad…)”.

Em jeito de conclusão, somos da opinião de que a avaliação é uma ferramenta muito útil ao Animador, uma vez que também serve para verificar se os objectivos definidos previamente foram ou não atingidos. Também serve para verificar se o projecto foi ou não ao encontro das necessidades do seu público-alvo.

Em ASC não interessam tanto os resultados, mas o procedimento adoptado para os obter e, as etapas realizadas. A avaliação deve ser constante e serve para ajudar na tomada de decisões e a solucionar alguns problemas.

 

Fonte:

 

VENTOSA, Victor J. (2002) desarrollo y evaluación de proyectos socioculturales, Editorial CCS: Madrid – pág. 77 a 83.



publicado por Susana Francisco às 09:45
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
O que se escreveu...

Encontro Europeu de Joven...

XIV CONGRESSO INTERNACION...

Encontro da Rede Iberoame...

Projecto de Animação de I...

Anim`arte - novo número

Anim´arte

Colaboração

Portugal é o país da OCDE...

Boa Páscoa

Novo número da revista: "...

Novo estatuto e código de...

Feliz Natal e um Bom Ano ...

Arquivo do blog
blogs SAPO
subscrever feeds